R.C.S

RESTAURANTE COZINHA SERRANA

domingo, 6 de novembro de 2011

O melhor restaurante da aldeia mais alta de portugal

Publicada por Restaurante Cozinha Serrana à(s) 14:50 5 comentários:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas: sabugueiro, seia.restaurantes

domingo, 13 de março de 2011

APARTAMENTOS PARA ALUGAR



APARTAMENTO COM COZINHA E 1 QUARTO COM TV WC PRIVATIVO ,2 QUARTOS COM TV ,E AQUECIMENTO CENTRAL NO APARTAMENTO  E MAIS UM WC.COM BANHEIRA.COM PARQUE PRIVADO
Publicada por Restaurante Cozinha Serrana à(s) 15:45 1 comentário:
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas: apartamento, aquecimento, cama, frio, neve, QUARTOS, sabugueiro, serra
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)

Acerca de mim

A minha foto
Restaurante Cozinha Serrana
Sabugueiro, Beira Alta, Portugal
Ver o meu perfil completo

Contactos

Rua do Comércio,nº12



Tlf: 238390091

Tlm:
918619115

EMAIL: restaurantecozinhaserrana@hotmail.com


6270-151 SABUGUEIRO-SERRA DA ESTRELA

VOTE!!!!

VOTE!!!!
queijo da serra

O MAPA DO RESTAURANTE


Ver mapa maior

Fotos do restaurante

ALUGAR APARTAMENTOS

ALUGAR  APARTAMENTOS
Com aquecimento central ,tv.wc privativo

PRATOS DO RESTAURANTE

Entradas- Queijo- Presunto- Mista- Chouriça- Morcela e alheira


Sopas- Sopa caseira de legumes da aldeia


Peixe- Truta com Presunto

Bacalhau á Cozinha serrana

Bacalhau no forno c/batata a murro

Polvo no forno com legumes



Carne- Cabrito assado no forno

Carne á serrana com castanhas

Chanfana á Pastor

Entrecosto assado no forno

Vitela estufada

Pernil de porco no forno

Caldeirada de borrego


DOCES DA CASA
Carolos da casa

Arroz doce caseiro

Requeijão com doce de abóbora caseiro

Queijo amanteigado com marmelada

Queijo de ovelha com doce de abóbora caseiro





Visitas ao blog

Queijo e Enchidos da Terra

Queijo e Enchidos da Terra

Qual destes pratos preferem?

A minha rádio

http:/

Blog de artesanato da zona de Seia

Blog de artesanato da zona de Seia
Uma variedade de artigos em ponto cruz, arraiolos, bainhas abertas, bordados, etc...

SERRA DA ESTRELA


Serra da Estrela
A Cordilheira Central é o sistema montanhoso mais importante de Portugal. Na Torre, a 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela ocupa uma posição de destaque, constituindo um valor ímpar em termos de património geográfico e geológico de Portugal.A génese da Serra é o resultado dos vários movimentos tectónicos, dando origem a uma encosta caracterizada por blocos em escadaria.Ao longo de vários milhões de anos, a erosão esculpiu este relevo, ostentando a serra de formas graníticas e de areias, produto da arenização do granito. Resultado da última glaciação são os vales em “U”, depósitos glaciários, lagoas e covões, blocos erráticos e vales suspensos.A Serra da estrela apresenta um clima de altitude com temperaturas amenas no Verão e baixas no Inverno, que diminuem à medida que se sobe a montanha. Estas condicionantes fazem com que os pontos mais altos permaneçam cobertos de neve até finais da Primavera.A vegetação da Serra varia consoante a temperatura e a altura, e apesar de várias plantas surgirem também noutras montanhas da Península Ibérica, outras são exclusivas da Serra da Estrela. As mais características são o teixo (uma arvore arbustiva), o zimbro-rasteiro e a tramazeira.A existência, em covões, de pastagens de cervum – os cervunais – proporciona pastos de qualidade no Verão, permitindo desta forma acolher rebanhos nacionais que passaram o Inverno no Alentejo e Douro, bem como de rebanhos castelhanos.A lã, obtida através da prática da pastorícia, a neve, que alimenta rios e ribeiros, a bravura do Homem são marcos inegáveis que impulsionaram a indústria de lanifícios, atribuindo à Serra da Estrela e suas terras um papel de referência nacional.



Aldeia mais alta de Portugal

Aldeia mais alta de Portugal

o lobo da serra

o lobo da serra

Fauna da serra

Fauna
Na Serra da Estrela podemos encontrar uma grande variedade de espécies animais. Próximo do meio rural, é possível encontrar a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), a raposa (Vulpus vulpus), que se refugiam nos pequenos pinhais e caçam em áreas abertas; o sapo comum (Bufo bufo), que se esconde em muros e zonas arbustivas, alimentando-se nas hortas e que vai acasalar em charcos e linhas de água; a toupeira (Talpa occidentalis) que, aparecendo à superfície da terra num lameiro, poderá constituir a próxima refeição da coruja-das-torres (Tyto alba); a lagartixa ibérica (Podarcis hispanica); a lebre (Lepus capensis); a poupa (Upupa epops) e o coelho (Oryctolagus cuniculus) (Pena & Cabral, 1989).Nas zonas em que o estrato arbóreo é dominante, é possível encontrar a geneta (Genetta genetta), a fuinha (Martes foina), a coruja-do-mato (Strix aluco) e o pardal françês (Petronia petronia), entre outras espécies (Pena & Cabral, 1989). O meio arbustivo, habitualmente muito denso, constitui um local de refúgio para inúmeros mamíferos, como o texugo (Meles meles), e suporta pequenas aves insectívoras, como a carriça (Troglodytes troglodytes), répteis e anfíbios, como a sardanisca-argelina (Psammodromus algirus) e o sapo-parteiro (Alytes obstetricans), respectivamente (Pena & Cabral, 1989).Acima dos 1600 metros, desfrutar-se de uma paisagem de características únicas em Portugal, que se impõe pela sua majestosidade e rudeza. Neste meio sub-alpino, é possível encontrar o mocho-real (Bubo bubo) (Pena & Cabral, 1989). Nas margens dos cursos de água, existe uma fauna característica, da qual fazem parte a toupeira-de-água (Galemys pyrenaicus) – um dos mamíferos mais raros de Portugal e considerado como uma verdadeira relíquia biológica; a rã ibérica (Rana iberica), o guarda-rios (Alcedo atthis), a lontra (Lutra lutra), o musaranho-de-água (Neomys anomalus) e a cobra-de-água-viperina (Natrix maura) (Pena & Cabral, 1989).

A lebre da serra

A lebre da serra

O mocho real na serra

O mocho real na serra

A águia de asa redonda da serra

A águia de asa redonda da serra

A cobra de água no rio alva

A cobra de água no rio alva

A carriça

A carriça

A LENDA DA SERRA E DO PASTOR


Lenda da Serra da Estrela ou do Pastor e da Estrela
Esta é a história de um pastor pobre que vivia numa aldeia triste e tinha por única companhia um cão. Este pastor sonhava em um dia viajar para além das montanhas que envolviam a sua aldeia.Numa noite de luar, o pastor olhava para o céu estrelado quando desceu até ele uma estrela pequenina, com um rosto de criança, e lhe falou do seu desejo. Estava ali por vontade de Deus para guiar o pastor até onde desejasse ir. A partir de então, a estrela nunca mais abandonou o pastor, sorrindo-lhe do céu noite após noite.A certa altura, o pastor tomou a decisão de partir e chamou a estrela para lhe fazer companhia. Caminhou durante anos, sempre em busca do seu destino.Um dia, o pastor chegou à serra mais alta que conseguiu encontrar. Como ficava mais perto do céu, e consequentemente de sua estrela, resolveu ficar ali a viver.A lenda diz que ainda hoje é possível ver da serra da Estrela uma estrela que brilha mais do que as outras, de saudade e de amor por um pastor.

Rebanho da serra

Rebanho da serra

A HISTORIA DO CÃO DA SERRA DA ESTRELA

O CÃO DA SERRA DA ESTRELA
História
O Cão da Serra da Estrela é uma raça canina portuguesa que, como o seu nome indica, teve a sua origem nessa região montanhosa. Foi aí que os animais que lhe deram origem se fixaram e, após múltiplas adaptações, conseguidas em gerações sucessivas, foram ganhando as suas características próprias. A data do seu aparecimento, nos então denominados "Montes Hermínios", não é possível de determinar. Sabe-se, contudo, que é uma raça muito antiga, das mais antigas da Península Ibérica.Devido às variações de altitude, há, na Serra da Estrela, níveis de temperatura e de humidade diversos, o que faz com que o seu revestimento vegetal vá variando do sopé para o cume dos montes. Também a diferente exposição aos raios solares dos vários locais, fruto da sua orientação geográfica, diversifica a vegetação natural, que é, fundamentalmente, arbustiva. As diversas fontes existentes fazem com que a água não falte. Esses factores tornaram, desde sempre, a serra num local propício ao pastoreio. É sabido que a sedentarização do homem nesses locais se situa na Época Medieval mas a sua utilização por ele, numa vida de pastor nómada, ao lado dos seus rebanhos, é muitíssimo mais remota. Há conhecimento de que ela é anterior ao nascimento de Cristo, pois, aquando da invasão da Península Ibérica pelos Romanos (século II a.C.) já havia pastores (os Lusitanos) que a essa invasão deram luta e que se refugiavam nas penedias.

O pastor

O pastor

O cão da serra

O cão da serra
O CÃO DA SERRA DA ESTRELA

Arquivo do blogue

  • ▼  2011 (2)
    • ▼  novembro (1)
      • O melhor restaurante da aldeia mais alta de portugal
    • ►  março (1)
      • APARTAMENTOS PARA ALUGAR
  • ►  2010 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  2008 (9)
    • ►  novembro (3)
    • ►  agosto (6)

Restaurante Cozinha Serrana

Restaurante Cozinha Serrana

TURISMO DE PORTUGAL

TURISMO DE PORTUGAL

luis almeida. Tema Viagens. Com tecnologia do Blogger.