terça-feira, 19 de agosto de 2008

A HISTÓRIA DO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA







Queijo da Serra da Estrela
Introdução
Este queijo é o nosso cartão de visita. Já ultrapassou fronteiras. É um queijo com história. A área geográfica de produção contempla os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e algumas freguesias dos concelhos da Covilhã, Guarda e Trancoso.
História
Columela, oficial do exército romano e nascido na Península Ibérica há cerca de 2 000 anos, descreve o fabrico deste queijo naquele que foi o primeiro tratado de agricultura conhecido e conforme referência no "Manual do Criador", Ano I, n.º 13, de Março de 1986. Na Idade Média, coube a Gil Vicente render-lhe homenagem. Mas os primeiros grandes trabalhos de investigação sobre o queijo da Serra da Estrela só começaram nos finais do Século XIX com Ferreira Lapa, Wenceslau da Silva e tantos outros.
Produção
Trata-se de um queijo produzido exclusivamente com leite de ovelha da raça Bordaleira, coalhado pela flor do cardo Cinara cardunculus L., planta espontânea característica da nossa Região que tem como finalidade coalhar a massa que dará origem ao Queijo da Serra.A coalha é posta no cincho, pressionada manualmente até esgotar todo o soro e maturada, durante nunca menos de trinta dias, em câmaras de cura com controlo de humidade e temperatura. Apresenta-se com a forma de cilindro baixo, abaulado lateralmente e na face superior, portanto sem bordos definidos[...].
Paladar
É urgente que se lhe rendam todas as homenagens, que seja uma presença obrigatória à mesa e que se aprenda a acompanhá-lo. Há que não esquecer que os vinhos bons acompanham perfeitamente o queijo.Que será dum convívio, duma amena cavaqueira sem o toque guloso de um bom amanteigado a barrar um naco de Pão Centeio do Sabugueiro?Imitem-se entendidos. Até a casca lhe aproveitam.As suas características inconfundíveis de aroma e paladar, juntamente com a sua cor amarelada, pasta semi-mole amanteigada, mais macio ou duro, consoante a idade satisfazem plenamente o paladar mais exigente.

Sem comentários: