segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LOCAIS DE INTERESSE TURÍSTICO NO SABUGUEIRO

Locais de interesse turístico
O Sabugueiro que foi sempre uma terra de pastores, situa-se nos vales inferiores da serra e dali se vêem montes abruptos e vistas panorâmicas de vegetação única em redor. No aglomerado urbano há aspectos pitorescos que nos levam a histórias de antanho e a compreender fenómenos rurais desta aldeia turística. Venha conhecer connosco os principais locais de interesse turístico:

Cascata da Fervença
Quem há muito ouve falar das águas límpidas da Serra da Estrela, aqui pode esbarrar numa delas.
Ler mais...

Fonte do Ferreiro
“A Fonte do Ferreiro tem água fresca no Verão e água morna no Inverno”.
Ler mais...

Cemitério Velho
O chamado "Cemitério Velho" situa-se entre a igreja paroquial e a fonte do Ferreiro e é hoje um local ajardinado, em redor do qual sobressai o granito dos muros e das calçadas.
Ler mais...

Forno Comunitário
O Forno Comunitário foi ao longo dos anos utilizado por quase todas as famílias da freguesia para cozer o "Pão do Sabugueiro", um elemento central da alimentação que dava sustento para uma ou duas semanas.Ainda hoje o visitante pode encontrar algumas mulheres da aldeia com os seus tabuleiros à cabeça, que aqui vêm cozer o saboroso pão.
Ler mais...

Polidesportivo
Junto à praia Fluvial, na margem do Rio Alva, situa-se o Polidesportivo da Freguesia, disponível para o desporto e lazer, quer dos habitantes da aldeia, quer dos turistas que visitam o Sabugueiro.
Ler mais...

Barragens
Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.
Ler mais...

Praia Fluvial
A Praia Fluvial é o local privilegiado para o descanso, sobretudo no Verão, onde apetece mergulhar nas águas cristalinas que correm por entre as pedras gastas da ribeira.
Ler mais...

Museu Etnográfico
O “Forno Velho” é hoje um espaço museológico onde estão retractados vários aspectos rurais da aldeia, com destaque para a pastorícia e sementeiras agrícolas. Este espaço situa-se na parte mais antiga da freguesia, junto ao forno comunitário.
Ler mais...

Largo da Igreja
O Largo da Igreja é o centro da aldeia, onde o povo se junta e onde se realizam cerimónias religiosas e outros acontecimentos profanos ao longo do ano.
Ler mais...

Central Hidroeléctrica do Sabugueiro
Esta Central faz parte do conjunto de aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela, pertencente à EDP e outrora mandado construir pela Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela.
Ler mais...

Sem comentários: